Artes 8° ano
Interpretação musical é a forma como você executa determinada música, cada pessoa, por mais que tente, não consegue copiar
a outra com total perfeição. Isso acontece porque todos nascem com timbre e extensão vocal diferente, as vozes tendem a
mostrar intensidade diferente na execução de determinadas notas e isso já faz uma diferença muito grande na interpretação. O
que é a principal dificuldade para quem está começando a aprender a cantar agora, é ter o controle de quando colocar sua
identidade na música e quando amenizar isso para deixar a canção o mais próximo possível da execução original do compositor
ou do interprete original da canção.
CUIDADOS - Alguns cantores cometem o erro de exagerar na interpretação das canções. Um problema maior é quando o
músico tem grande facilidade em escalas e empréstimos modais (coisas que geralmente são de conhecimento daqueles que
tocam algum instrumento), o cantor acaba passeando por todas as notas descaracterizando a música.
COMO INTERPRETAR NA MEDIDA CERTA. - -A interpretação deve ser dosada, a mensagem que o compositor quis passar com
essa música deve ser respeitada. Interpretar é mostrar como você vê e sente essa música.
-Coloque a sua identidade sempre tendo a melodia principal como seu alvo.
- A melodia deve ser respeitada, mas pode-se dar pequenas escapadas ou improvisadas.
- Por exemplo, O hino nacional brasileiro é uma poesia, deve ser praticamente recitado.
- Procure cantar de forma a valorizar a letra, canalize seus sentimentos para que possa prender o ouvinte a você logo na
primeira estrofe e faça com que as pessoas reflitam na profundidade da letra. Uma boa interpretação tem esse poder.
QUAL O ESTILO DA MÚSICA? - Existem estilos onde a interpretação deve ser muito mais dosada, é o caso da MPB, Bossa Nova e
outros ritmos brasileiros, o samba não se encaixa tanto, pois por se tratar de um ritmo de origem africana, dá vazão a
improvisos e alterações na melodia. Não tente, em nome da interpretação, modificar as raízes de um estilo, isso agride aos
ouvidos daqueles que amam e conhecem o estilo musical no qual você está baseando sua interpretação.
COMO SE ESTUDA INTERPRETAÇÃO?
- Ouça Muito: Ouvir ajuda a aguçar a criatividade. A criatividade é necessária para fazer a interpretação fluir tranquilamente
durante a música.
- Grave e ouça: É uma grande ferramenta de apoio. Grave o que você canta e analise como você fez, o que pode melhorar e
podar. Faça isso quantas vezes precisar.
- Criando uma interpretação: Monte sua interpretação estude, faça análises. Cabe ao intérprete não apenas ler, mas reler toda
a obra, buscando no mais íntimo de si o sentimento inerente a tal composição.
atividades
Respostas na folha de almaço
1. O que é Interpretação musical ?
2. Por que, segundo o texto, uma pessoa não consegue copiar a interpretação musical da outra?
3. Segundo o texto, qual é a grande dificuldade para quem está começando aprender a cantar agora?
4. Que erro cometido por alguns cantores, é citado no texto?
5. Segundo o texto, que problema acontece com alguns músicos que tocam bem algum instrumento?
6. Segundo o texto, porque a interpretação deve ser dosada?
7. Que significado o texto dá a interpretar?
8. Segundo o texto, como se deve cantar?
9. Segundo o texto, qual é o poder de uma boa interpretação?
10. Que estilos musicais, o autor diz que devem ter a interpretação mais dosada?
11. Complete
1. O cantor deve colocar sua ____________na interpretação musical.
2. A __________________deve ser respeitada, mas o cantor pode dar pequenas escapadas ou____________________.
3. Quando o cantor for interpretar o hino nacional brasileiro deve levar em conta que ele é uma_____________, deve ser
praticamente ______________.
4. O samba, por se tratar de um ritmo de origem______________, dá vazão a _____________e alterações na melodia.
5. Ouvir ajuda a aguçar a____________.
6. A criatividade é necessária para fazer a interpretação _______________ tranquilamente durante a música.
7. Cabe ao intérprete não apenas ler, mas reler toda a obra, buscando no mais íntimo de si o _____________________ inerente
a tal composição
12- Após pesquisar a música “AGUAS DE MARÇO” do compositor Tom Jobim e analisar a letra em uma folha de sulfite faça a
SUA interpretação por meio de pintura, desenho, colagem ou HQ , usar lápis de cor, canetinha, giz de cera, recortes de revista
ou tinta.
https://www.letras.mus.br/tom-jobim/49022/
https://www.youtube.com/watch?v=E1tOV7y94DY
Criação musical
Compreendendo estruturas comuns
Compreenda as partes de uma canção. Uma canção possui diversas partes. Sua canção pode incluir todas ou
nenhuma delas. Há estruturas padronizadas usadas na maioria das canções; porém, para que possamos
compreender como soam as músicas, teremos de compreender as partes. Elas são:
Introdução – essa é a parte no início, que conduzirá a música. Algumas vezes, ela pode parecer diferente do resto
da canção. Pode ser mais rápida ou mais lenta, ou pode nem existir.
Verso – Essa é a parte principal da música. Normalmente tem de 50% a duas vezes mais o número de linhas do
refrão. O que destaca o verso numa música é que a melodia permanece a mesma, mudando apenas a letra entre os
diferentes versos.
Refrão – O refrão é a parte da canção que se repete sem mudar: tanto a letra quanto a melodia permanecem
intactas ou quase intocadas. É aqui que você normalmente coloca a parte mais grudenta de sua canção
(normalmente chamada de gancho).
Ponte – A ponte é a parte que existe em algumas canções. Normalmente ela surge após o segundo refrão. Ela é a
parte da canção que é completamente diferente do resto da música. Normalmente é curta e algumas vezes leva a
uma mudança de tonalidade.
Para criar uma música você deve treinar.
- Analise canções e poemas existentes para se inspirar.
-Escreva o tempo todo. Escreva sobre seus sentimentos. Escreva sobre o mundo ao seu redor. Descreva uma pessoa
ou uma coisa que lhe seja importante. Isso é para ajudá-lo a encontrar as palavras aparentemente mais valiosas de
uma canção.
-Sua letra não precisa rimar.
- A canção pode ser: narrativa, declaração, descrição, chamado à ação, conjunto de instruções ou um cumprimento,
uma filosofia ou uma reflexão ou sem sentido
- Tente pensar em um nome para a sua música que venha assim, do nada. A partir do nome, tente encontrar ideias,
palavras e frases que se conectem com ele.
- Use o dicionário
1. Para começar crie um poema a partir da lista de compras (vai ficar engraçado, mas coloque sentimento)
*Arroz branco tipo 1 *Feijão preto tipo 1 *Alho *Banana prata *Biscoito cream cracker *Cebola *Cenoura *Contra filé
*Margarina *Pão Frances *Sabão em pó *Shampoo *Biscoito maisena *Leite longa vida integral *Tomate *Creme
dental *Macarrão espaguete ( com ovos) *Papel higiênico *Ovos *água sanitária *Batata inglesa *Café
*Detergente *Farinha de mandioca *Sabonete *Absorvente *Açúcar refinado *Coxa e sobre coxa *Leite condensado
*Óleo de soja
2. Pegue uma música que você gosta, você vai compor a sua música a partir dela ;agora você poderá usar as palavras que
você quiser. Comece movendo as palavras e mudando-as de maneira que elas se encaixem com o resto da letra.
3. Complete as lacunas com palavras do texto.
1.Para criar uma canção deve-se ______________as partes de uma canção. 2. A ______________é a parte no início, que
conduzirá a música. 3. O _____________é a parte principal da música. 4. O Refrão é a parte da canção que se
___________sem mudar: tanto a letra quanto a melodia permanecem intactas. 5. É no refrão aqui que se coloca a parte mais
____________ de sua canção 6. A parte mais repetitiva da música normalmente chamada de ___________ 7_____________ é
a parte da canção que é completamente. 8. Para criar uma música, você deve____________. 9. Para criar uma música você
deve analisar canções e poemas existentes para se____________________. 10. Para criar uma música, você deve
__________o tempo todo. 11. Para criar uma música, você deve escrever sobre seus __________________. 12. Para criar
uma música, você deve escrever sobre o ______________ ao seu redor. 13. Para criar uma música, a sua letra não
precisa____________. 14. A canção pode ser: uma filosofia ou uma reflexão ou sem_______________. 15. Para criar uma
música use o _________________________ .
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Avaliação de Aprendizagem em Processo - AAP Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que todos estejam bem e com saúde. Neste bimestre, vamo...
-
Atenção! Esta atividade foi entregue para vários alunos em forma impressa. INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - ARTIGO DE OPINIÃO - 7° e 8° ANOS (U...
-
23/03 a 27/03 9° anos – Prof.ª Silvia - disciplina Arte Tema: Fontes sonoras Assistir ao documentário “A cor do som” Link: https://www...
-
Atividade Biologia 3ª Série Ensino Médio 1- (UEPA/2016) Leia o texto para responder à questão. Nas florestas tropicais da América Cen...
Nenhum comentário:
Postar um comentário