quinta-feira, 26 de março de 2020

Atividade 9º ano - Silvia Artes

Artes

A leitura de uma obra é uma atividade tão importante quanto a produção artística, pois possibilita a interpretação das imagens, compreensão e apreensão de informações.
PRIMEIRO: leia as informações do rodapé da obra (os créditos): título, autor, época, dimensão e técnica. O título quase sempre já é uma indicação do tema da obra, mas muitas obras simplesmente não tem título (lê-se Sem Título),
justamente pra não influenciar sua interpretação.
SEGUNDO: analise o objetivo da execução da obra (sua função). Para isso, busque informações sobre o artista, sua época e características do seu trabalho. Em algumas obras é preciso decifrar códigos e significados de símbolos
apresentados, e isso só é possível por meio de pesquisa. FUNÇÕES
Função artística: através da organização dos elementos que compõem a sintaxe artística, cria composições que atraem a atenção do espectador.
Função pragmática: apresenta um caráter educacional. visa transmitir conhecimentos de todas as ordens: científicos, espirituais, políticos e culturais através da produção artística.
Função religiosa: objetiva divulgar preceitos, dogmas e eventos de uma determinada religião, para referenciar os fiéis da mesma.
Função ambiental: visa exaltar e/ou denunciar aspectos relacionados com o meio ambiente: sua beleza, preservação e, também, sua exploração.
Função individual: através da produção artística, o compositor, motivado pelos acontecimentos que o rodeiam, expressa seus sentimentos.
Função histórica: registra e retrata fatos relacionados com uma determinada época relevantes para uma civilização. Função política: tem objetivo social ao representar eventos da ação política de uma comunidade, um povo ou nação.
Observação: além dessas funções existem outras, e todas podem coexistir em uma só obra ou projeto artístico. TERCEIRO: perceba os elementos que a compõem (as cores, linhas, texturas, etc) e examine o direcionamento da luz.
Sabemos que esses elementos são capazes de comunicar sentimentos, e isso ajuda na interpretação da obra. TIPOS DE ANÁLISE DE OBRA (OU LEITURA, INTERPRETAÇÃO, APRECIAÇÃO)
OBJETIVA (ou visual): descreva o que todo mundo vê, sem especulações.
SUBJETIVA (ou simbólica): descreva o que você sente ao visualizá-la.
FORMAL (ou estética): analise a composição visual – a sintaxe visual -, seu contexto histórico, seu tema, sua organização. Envolve um pouco mais de pesquisa.

EXEMPLO

Siga o exemplo da análise da obra A Criação do Homem (ou O nascimento de
Adão),de Michelangelo. Essa obra é cheia de características que marcam o estilo da época e do artista. Cada pessoa tem seu jeito de analisar uma obra e muitas vezes o gosto pelo artista ou pelo movimento artístico influenciam a
interpretação da obra. No entanto para determinadas obras, em especial do período clássico até a modernidade, essas regrinhas ajudam bastante. Claro que, em se tratando de arte contemporânea a coisa muda bastante. Seja como
for, o mais importante sempre será estudar e pesquisar sobre o artista e sua época para melhor compreender seu trabalho, mesmo que você não goste.
1) ANÁLISE OBJETIVA - Nessa obra podemos ver um homem barbudo vestido com uma manta. Ele parece estar voando sobre uma grande nuvem escura. Dentro dessa nuvem tem outras pessoas que parecem estar o ajudando. Esse
homem esta tentando alcançar um outro homem que repousa sobre uma rocha. Esse outro homem está nu e também se esforça para alcança-lo. Alguns anjos inclusive parecem estar assustados diante de tudo. Percebe-se uso de
muitas cores, porem muito discretas e suaves. O foco da composição esta no centro, para onde se direcionam todos os olhares.
2) ANÁLISE SUBJETIVA -Certamente se trata de uma passagem bíblica, no caso, como indica o nome da obra, o nascimento de Adão, por isso a obra tem função, predominantemente, religiosa. O homem que toca o dedo de Adão é
Deus rodeado por seus anjos. Ele flutua no Céu, enquanto Adão repousa na Terra. Para mim permeia na obra um clima de tristeza por que vejo poucas expressões no rosto deles e as cores suaves transmitem delicadeza, como que para
não competir com o tema. Eu sinto que os personagens formam cuidadosamente arranjados na obra, pois não parecem estar em posições naturais e confortáveis.
3) ANÁLISE FORMAL - Trata-se da cena do livro bíblico de Gênesis ―A Criação do Homem‖. O detalhe do dedo de Adão encostado ao dedo de Deus é, ao mesmo tempo, suave e forte, pois transmite o poder da criação, o momento em
que Deus dá sua força divina, seu espirito santo, para o homem. O artista era um perfeito anatomista, algo muito comum no Renascimento. Por isso Deus esta sobre a figura de um cérebro, como ―o cabeça‖ de tudo, ―a mente
criadora‖. As formas perfeitas do corpo de Adão, evidenciadas pelo uso da luz e da sombra, indicam sua perfeição, também característica comum nas obras racionais do Renascimento. Esse racionalismo se traduzia em poucas emoções
humanas, cores neutras, muito equilíbrio e simetrismo

Atividades

1.Fazer a análise objetiva, subjetiva e formal de três obras de arte dos períodos:
A) Neoclássico
B) Moderno
2. Identificação da obra:
1. Nome:____________________________________ Autor:_____________________________________ Técnica: ___________________________________ Dimensões:_________________________________
Ano:_______________________________________ Local de conservação:________________________
2. Dados técnicos (Pesquisar) Biografia do autor:___________________________ ._________________________________________ ._________________________________________
._________________________________________ Assunto:__________________________________ ._________________________________________ Estilo artístico:_____________________________
_________________________________________
3. Análise plástica Composição:______________________________ O desenho: _______________________________ As cores:__________________________________

4. Comentário pessoal /comentário crítico ponto de vista afetivo:_________________________________ ponto de vista intelectual._____________________________
5. Referências (De onde você tirou essa imagem) ( ) Livros ( ) Internet
3.Qual a diferença da arte realizada em cada período? Destaque as principais diferenças.

Caricaturas

Caricatura é um desenho de uma personagem da vida real, tal como políticos e artistas. Porém, a caricatura enfatiza e exagera as
características da pessoa de uma forma humorística, assim como em algumas circunstâncias acentua gestos, vícios e hábitos particulares em
cada indivíduo. Ser caricato é ser objeto de comicidade, ironia ou ter algo peculiar na face ou no corpo, levados ao exagero, à sátira jocosa ou
como crítica de costumes. Historicamente a palavra caricatura vem do italiano caricare (carregar, no sentido de exagerar, aumentar algo em
proporção). A caricatura é a "mãe" do expressionismo, onde o artista desvenda as impressões que a índole e a alma deixaram na face da
pessoa. A distorção e o uso de poucos traços são comuns na caricatura. Diz-se que uma boa caricatura pode ainda captar aspectos da
personalidade de uma pessoa através do jogo com as formas. É comum sua utilização nas sátiras políticas; às vezes, esse termo pode ainda ser
usado como sinônimo de grotesco (a imaginação do artista é priorizada em relação aos aspectos naturais) ou burlesco. Caricatura no Brasil: A
caricatura servia para destacar os acontecimentos em que se denunciava a corrupção na politica, até os dias atuais é usado pelos jornais como
sátira de acontecimentos na politica. Em 2002 ressurgia um jornal criado por Ziraldo, aclamado de O Pasquim 21, um semanal que havia tido
inicio em 1969 em época de regime militar com o nome de Pasquim, onde as paginas eram repletas de caricaturas e charges de
acontecimentos e fatos no Brasil. Infelizmente O Pasquim 21, que tem este nome com o numeral 21 referindo-se ao século XXI, teve fim em
2004.

Atividades

Caricatura de Charles Darwin, 1871.

1.Porque você acha que Darwin foi retratado assim?
2.Após assistir os vídeos efazer a leitura designada sobre o tema estudado, chegou a hora de você fazer uma caricatura:
Você poderá escolher qual pessoa irá retratar.
Use folha canson,sulfite ou papel cartão.
Tenha uma foto original da pessoa que vai retratar, ressalte os pontos principais que dará personalidade ao desenho.
Não esquecer margem de 1,5cm, capricho, organização e sem copias da internet.

https://www.youtube.com/watch?v=fHnaVUVspZg
https://www.youtube.com/watch?v=bxmPNQOwI6w 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Avaliação de Aprendizagem em Processo - AAP Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que todos estejam bem e com saúde. Neste bimestre, vamo...