Aula de geografia de 24/03 a 03/04 9º anos Professora Ivone
Tema da aula : Coronavírus e o isolamento social
Habilidades: desenvolver o pensamento científico, autocuidado, responsabilidade social, análise critica
Objetivo: despertar o senso crítico para causas atuais.
Sequência didática; leitura e análise de texto, elaboração de mapa temático, produção de relatório.
Atividade 1
Leitura e análise de texto:
Orientação para a leitura:
Grife as palavras desconhecidas
Procure o significado das palavras e faça a anotação no caderno
Leia o texto por tópicos, fazendo anotações do que você compreendeu em cada parágrafo.
Texto 1
O que é quarentena?
Quarentena é um tipo de reclusão aplicado a determinado grupo de pessoas que estão sadias, mas podem ter sido
contaminadas pelo agente causador de alguma doença, a fim de evitar que ela espalhe-se. Esse procedimento foi
adotado várias vezes na história, porém não se sabe ao certo quando foi praticado pela primeira vez.
Apesar das críticas, em casos de doenças graves e com grande transmissibilidade, a quarentena ainda é adotada.
Um exemplo recente é o caso da cidade chinesa de Wuahn, que foi colocada em uma quarentena a fim de evitar que
o 2019-nCoV (novo corona vírus) espalhe-se.
Como a quarentena funciona?
O Tesauro Eletrônico do Ministério da Saúde define quarentena como: isolamento de indivíduos ou animais sadios
pelo período máximo de incubação da doença, ou seja, pelo tempo compreendido entre o contato com o agente
causador e a manifestação dos sintomas da doença.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, o tempo de quarentena inicia-se a partir da data do último contato do
indivíduo com um caso clínico ou portador, ou a partir da data que esse comunicante sadio saiu de um local onde
havia a fonte de infecção.
Como o paciente será mantido em quarentena varia muito, a depender do tipo de doença que estamos lidando e
também do local do mundo onde essa pessoa será submetida ao isolamento.
No caso do 2019-nCoV, por exemplo, o Brasil retirou brasileiros que estavam na cidade chinesa de Wuhan, foco da
doença, para que eles ficassem em quarentena em nosso país e, desse modo, corressem menos riscos.
Aqui, a quarentena para essas pessoas foi de 18 dias, e elas ficaram em suítes dotadas de TV, internet, telefone,
frigobar, ventilador e ar condicionado. Também receberam seis refeições diárias e tiveram acesso a atividades de
lazer, como assistir filmes, ler livros e jogar videogame. Exames e apoio psicológico foram disponibilizados.
Quarentena não significa 40 dias de reclusão
Muitas pessoas pensam que a quarentena refere-se a 40 dias de reclusão, porém isso não é verdade. O tempo de
quarentena é determinado de acordo com o período de incubação da doença.
Imagine, por exemplo, uma doença que tem período de incubação de 10 dias, ou seja, a pessoa começa a
desenvolver os sintomas dessa enfermidade após 10 dias do contato com o agente causador. A quarentena, nesse
caso, deve ter o mínimo de 10 dias após a pessoa ter tido contato com uma pessoa doente ou um local onde a
doença está ocorrendo.
Diferença entre quarentena e isolamento
Quando falamos em reclusão de pessoas a fim de evitar que uma doença espalhe-se, dois termos são
importantes: quarentena e isolamento. Quando uma pessoa é colocada em quarentena, ela é separada da
população, porém não apresenta sintomas, tratando-se apenas de uma precaução por ela ter tido contato com um
doente ou ter estado no local de fonte da infecção. Apenas quando a pessoa está comprovadamente doente é que
ela é submetida ao isolamento.
Casos recentes de quarentena
Há vários relatos de quarentena descritos na história. Quando, no século 14, a Peste Negra espalhou-se pela Europa,
por exemplo, Veneza impedia que navios que chegassem pudessem desembarcar. Tripulação e passageiros deviam
esperar 40 dias para que isso fosse possível. Os relatos, no entanto, não ficam apenas no passado, sendo a
quarentena observada nos dias atuais.
Pequim colocou pessoas em quarentena para tentar conter a Síndrome Respiratória
Aguda Grave (SARS).
A SARS é desencadeada por um vírus que assustou o mundo nos anos de 2002 e 2003. Durante a epidemia, Pequim
impôs uma quarentena a quatro mil pessoas que tiveram contato próximo com pessoas suspeitas de terem a
doença, ordenando que aquelas ficassem em suas casas. Hospitais também foram colocados em quarentena na
situação, impedindo a entrada e saída de visitantes.
A SARS foi controlada em 2003, e nenhum caso foi registrado desde 2004. No total, cerca de 800 pessoas morreram
em decorrência da doença.
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "O que é quarentena?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-
que-e-quarentena.htm. Acesso em 24 de março de 2020.
Texto 2
Doria decreta quarentena no estado de SP até o dia 7 de abril para impedir avanço do
coronavírus
Medida será válida por 15 dias e restringe funcionamento do comércio. SP registra 15 mortes pelo novo coronavírus.
Por Tatiana Santiago e Rikardy Tooge, G1 SP — São Paulo
21/03/2020 12h45 Atualizado há 2 dias
“A partir da próxima terça-feira, 24 de março, nós decretamos quarentena aos 645 municípios do estado de São
Paulo. Isso implica na determinação, na obrigação, do fechamento de todo o comércio e serviços não essenciais à
população em todo o estado de São Paulo pelo período de 15 dias", disse Doria durante coletiva de imprensa no
Palácio dos Bandeirantes, na Zona Sul de São Paulo.
"Esta medida poderá ser renovada, estendida ou suprimida se houver necessidade, mas ela faz parte das
informações que nós temos, embasadas da Secretaria de Saúde e do Centro de Contingência do Covid-19”,
acrescentou o governador.
Os hospitais, clínicas, farmácias e clínicas odontológicas, públicas ou privadas, terão o funcionamento normal.
As transportadoras, armazéns, serviços de transporte público, serviços de call center, petshops, bancas de jornais,
táxis e aplicativos de transporte continuam funcionando com as orientações dos sanitaristas.
Os serviços de Segurança Pública, tanto estadual, quanto municipais, continuam funcionando normalmente. Os
bancos e lotéricas também continuam abertos. As indústrias devem continuam operando, já que não têm
atendimento ao público em geral.
Atividade2
Após a leitura do texto, produza um breve relato sobre a importância do isolamento social nesse período.
Como tem sido esse isolamento para você e sua família
Como tem sido a rotina da casa.
Como vocês estão buscando informações sobre o Covid19.
Atividade 3
Introduzir no mapa mudo os países atingidos pela Covid 19 ( para isso deverá ser realizada uma pesquisa na inetrnet)
O mapa deverá ser monocromático ( uma única cor)
Deverá ser utilizado uma escala de cor partindo do mais escuro ( países com maior número de contaminação e uma
tonalidade mais clara para países com menor numero de casos)
Mapa mudo:
Sites sugeridos para a pesquisa de dados: www.brasilelpaís.com , www.novaescola.com.br ,
https://www.who.int/eportuguese/countries/bra/pt/ https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus
http://www.saude.sp.gov.br/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica-prof.-alexandre-vranjac/areas-de-
vigilancia/doencas-de-transmissao-respiratoria/coronavirus-covid-19/
ATIVIDADE 4 – AUTOAVALIAÇÃO DA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Com base nos critérios indicados reflita sobre o seu percurso de aprendizagem e indique
se realizou adequadamente, parcialmente ou não as atividades. Registre os seus comentários no
caderno sobre o que aprendeu e o que precisa aprofundar nos estudos.
• Consegui compreender as principais ideias apresentadas nos textos.
• Organizei as informações que coletei dos textos em forma de texto e/ou tópicos.
• Realizei a leitura dos textos, pausadamente, grifando as ideias centrais.
• Troquei informações com meus colegas, perguntando se já leram ou ouviram algo sobre
os assuntos tratados.
• Analisei se na fonte há informações que complementam e/ou confirmam as hipóteses
que foram levantadas durante as atividades.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Avaliação de Aprendizagem em Processo - AAP Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que todos estejam bem e com saúde. Neste bimestre, vamo...
-
Atenção! Esta atividade foi entregue para vários alunos em forma impressa. INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - ARTIGO DE OPINIÃO - 7° e 8° ANOS (U...
-
Arte 7° ano O som é produzido pela vibração ou oscilação dos corpos. • É a vibração das fontes sonoras que origina os sons. A capac...
-
23/03 a 27/03 9° anos – Prof.ª Silvia - disciplina Arte Tema: Fontes sonoras Assistir ao documentário “A cor do som” Link: https://www...
Nenhum comentário:
Postar um comentário