segunda-feira, 30 de março de 2020
Atividades 6°s A,B,C,D,E e F Disciplina: Geografia Professora: Renata
Atividades 6°s A,B,C,D,E e F
Disciplina: Geografia Professora: Renata
Diferentes grupos sociais na produção da paisagem
Unidade temática: sujeito e seu lugar no mundo
Objetivo do conhecimento: identidade sociocultural
Habilidades do currículo paulista de geografia: (EF06GE02); (EF06GE14)
Duração: 8 aulas
Análise de imagens e textos – povos originários e comunidades tradicionais e as modificações
das paisagens
Imagem 1 – Parque indígena do Xingu Imagem 2 – Quilombolas em Ubatuba
(litoral norte de São Paulo)
Leia os textos para ampliar seu repertório acerca da definição de povos originários e
comunidades tradicionais (PCTs) e de atuação de diferentes grupos sociais e na produção da
paisagem e nas transformações dos lugares e do espaço geográfico.
Texto 1
Como são definidos e quem são os povos e comunidades tradicionais (PCTs)?
De acordo com o estabelecido pelo Decreto n° 6.040, de 07 de fevereiro de 2007, os PCTs são:
Grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas
próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como
condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando
conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição. Há uma grande
sociodiversidade entre os PCTs do Brasil; entre eles estão os Povos Indígenas, Quilombolas,
Seringueiros, Castanheiros, Quebradeiras de coco-de-babaçu, Comunidades de Fundo de
Pasto, Faxinalenses, Pescadores Artesanais, Marisqueiras, Ribeirinhos, Varjeiros, Caiçaras,
Praieiros, Sertanejos, Jangadeiros, Ciganos, Açorianos, Campeiros, Varzanteiros, Pantaneiros,
Geraizeiros, Veredeiros, Caatingueiros, Retireiros do Araguaia, entre outros.
Texto 2
Imagina-se que a maior parte dos indígenas está na Amazônia, mas está, de fato, nas regiões
Nordeste e Sudeste. Os povos indígenas somam, segundo o Censo IBGE 2010, 896.917
pessoas. Destes, 324.834 vivem em cidades e 572.083 em áreas rurais, o que corresponde
aproximadamente a 0,47% da população total do país. A maior parte dessa população
distribui-se por milhares de aldeias, situada no interior de 723 Terras Indígenas, de norte a sul
do território nacional.
Texto 3
As comunidades quilombolas são grupos étnicos – predominantemente constituídos pela
população negra rural ou urbana -, que se autodefinem a partir das relações específicas com a
terra, o parentesco, o território, a ancestralidade, as tradições e práticas culturais próprias.
Estima-se que em todo país existam mais de três mil comunidades quilombolas.
Em seguida, responda no seu caderno às questões.
A) Compare as imagens 1 e 2. Há diferenças entre as paisagens? Justifique sua resposta.
B) Pesquise o significado de palavras, expressões e termos desconhecidos contidos nos
textos 1,2 e 3.
C) Como esses povos e comunidades contribuíram para essa diversidade paisagística em
diferentes lugares?
D) As comunidades quilombolas não vivem isoladas e sofrem a influência da globalização
e da urbanização. O contrato com a modernidade, o acesso a modernas tecnologias, a
proximidade com outros valores pode comprometer a própria identidade do
quilombo. Você concorda com essas afirmações? Por quê?
E) Com relação ao seu lugar de vivência, é possível identificar contribuições dos povos e
comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas entre outros) na produção e
transformação das paisagens? Justifique sua resposta.
F) Escolha um exemplo de comunidade tradicional citada no texto 1 e pesquise as suas
características e localização no território brasileiro.
Atividade 2
Assistam ao vídeo disponível no YouTube no link abaixo e façam relatório do filme:
https://m.youtube.com/watch?v=y_AuxOwu9iM
Todas as respostas devem ser em folha avulsa com nome, n° e série para serem
entregues em momento oportuno.
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